A
atividade desenvolvida com as sétimas sérias (turma A e D) teve como objetivo
levar os alunos à aprenderem sobre os métodos contraceptivos disponíveis, para
em posse do conhecimento e no momento oportuno, adotarem e aplicarem
atitudes que visem a prevenção da gravidez indesejada, bem como a prevenção de
doenças sexualmente transmissíveis.
Era esperado, ao término da atividade,
que o aluno pudesse obter informações
corretas e atualizadas sobre os métodos contraceptivos, discutir e apresentar
as características de cada método contraceptivo, solucionar problemáticas
relacionadas ao uso dos métodos contraceptivos e reconhecer a contracepção como
um recurso essencial para ampliar as possibilidades de exercer a sexualidade
com liberdade e responsabilidade. Os temas desenvolvidos foram os tipos
de métodos contraceptivos, a saber:
ü Métodos
mecânicos ou de barreira: preservativo masculino, feminino e diafragma;
ü Métodos
Hormonais: anticoncepcionais orais (pílulas), injetáveis e DIU (dispositivo
intra-uterino);
ü Métodos
Cirúrgicos: laqueadura e vasectomia;
ü Contracepção
de Emergência
Em
um primeiro momento os alunos foram divididos em 7 pequenos grupos, formados
aleatoriamente, de acordo com critérios de afinidade. Após a divisão, foi
sorteado para cada grupo (por meio de uma caixa surpresa) um tipo de método
específico. Cada pequeno grupo recebeu um papel craft e materiais de apoio (impresso) sobre o método contraceptivo a
ser discutido com o seu grupo. Após a discussão, o grupo sintetizou no papel
craft o conteúdo estudado para posterior apresentação para os demais grupos. No
decorrer da apresentação, foram esclarecidas as dúvidas que por ventura surgissem.
Além disso, as facilitadoras complementaram sobre os métodos contraceptivos
abordados, utilizando recursos áudio-visuais.
Em
um segundo momento, foram fixados na
lousa dois cartazes (A- curtir; B- não curtir) embasados no símbolo do facebook. As facilitadoras realizaram a
leitura das fichas do material “Vale sonhar”, as quais contem perguntas sobre a
utilização dos métodos contraceptivos. A cada leitura realizada, os alunos se
manifestaram de acordo com o cartaz A ou B, demonstrando a sua opinião, e
baseado no conhecimento pré-adquirido. Uma vez feita as escolhas, foi
solicitado que os alunos se justificassem. Ao final, as facilitadoras deram as respostas
corretas,
baseadas no material utilizado.
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