segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mostra de Experiências - A importância do trabalho de promoção da saúde em uma escola de Educação Básica

Durante a realização do estágio supervisionado, nós, estagiárias da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, construímos uma parceria junto às professoras de português dessa escola, para realização de atividades de devolutiva com os alunos das 8ªs séries/9ºs anos, com os quais trabalhamos conjuntamente durante toda a realização do estágio, o que possibilitou a criação de uma afetividade alunos-estagiárias, estagiárias-alunos, a qual foi de extrema importância para realização da atividade de devolutiva.
Assim, a parceria com os professores de português teve como objetivo o auxílio na construção das atividades, com vista que os alunos fossem capazes de refletir sobre as vivências no decorrer das atividades educativas em saúde que participaram junto às estagiárias da EERP – USP; que pudessem também expressar se o trabalho realizado junto às estagiárias da EERP – USP foi ou não relevante para a promoção da saúde e de que maneira participar de tais atividades os ajudou a adotar e aplicar hábitos saudáveis. Também objetivamos que os alunos pudessem identificar as atividades que foram realizadas, avaliar o conhecimento que adquiriram durante a participação nas atividades desenvolvidas e relatar sobre como as atividades de discussão sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas e sobre a problemática do bullying os auxiliou a traçar estratégias de prevenção sobre as temáticas citadas.
Para tal, os alunos expressaram em texto, ou outros recursos (teatro, paródia, dança), os quais foram produzidos pelos alunos com auxílio dos professores de português, como as atividades os auxiliaram a ampliar o conceito de saúde. Ressaltamos que a divulgação do trabalho para os alunos foi realizada por nós, e os professores ampararam no desenvolvimento do mesmo, no decorrer das aulas do mês de outubro e novembro.
 Como resultado, os estudantes desenvolveram atividades de expressão (teatro, paródias, textos, cartas) acerca das experiências vivenciadas durante o período de estágio junto às alunas da EERP-USP. Além disso, os textos produzidos pelos educandos foram recolhidos e corrigidos pelas professoras de português e repassados para nós, estagiárias. Quanto aos trabalhos de expressão corporal, os mesmos foram registrados por meio de filmagem durante seu desenvolvimento. Por questões éticas e de preservação da imagem dos escolares apenas serão divulgados no blog as atividades de expressão escritas, ficando restritas as filmagens para divulgação interna: entre os alunos e professores. Todos os alunos participantes foram presenteados com brindes, além disto, os professores de português utilizaram tais atividades como parte do método avaliativo da disciplina.  Dessa forma, de maneira a ilustrar as atividades da mostra de experiências citadas anteriormente, todas elas estão sendo divulgadas neste blog.
                A partir do exposto, foi perceptível que a parceria com as professoras de português foi de extrema importância para todos os sujeitos envolvidos. Ao lançarmos a proposta sobre a criação dos relatos de experiência pelos alunos, as próprias professoras apontaram interesse para com tal atividade, visto que estão trabalhando com os alunos o desenvolvimento de habilidades diversas, dentre elas, a construção de textos dissertativo argumentativos, relatos reflexivos, cartas, e até mesmo habilidades de expressão corporal, como danças, teatros e paródias. Assim, as professoras levantaram o interesse em articular o que está sendo trabalhado em sala de aula por elas (descritos previamente), com os temas  propostos (tendo em vista uma devolutiva do nosso trabalho nessa escola).

            Finalizando, percebemos que a parceria retomou alguns conceitos, como aquele da Escola Promotora da Saúde e o próprio conceito de Promoção da Saúde (Carta de Ottawa, 1986). Dentre muitos princípios envolvidos, está aquele que aborda a importância da interdisciplinaridade para a promoção da saúde. Logo, se fazer Promoção da Saúde, conforme descrito na Carta de Ottawa, é um processo longitudinal e de empoderamento, certamente  sozinho não se faz promoção da saúde, o que dá destaque à criação de parcerias no ambiente escolar, para que as propostas deem continuidade mesmo após a finalização do estágio. 

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