segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Atividade: Conversando sobre Álcool e outras Drogas!


Com o tema - Promoção da Saúde: prevenção do uso de álcool e outras drogas, a atividade teve como objetivo que os alunos pudessem compreender os malefícios do uso de álcool e outras drogas, para assim poderem adotar e aplicar atitudes que visem a prevenção do uso de álcool e outras drogas.
Foi oportunizado aos alunos participantes reconhecer os malefícios físicos, sociais e econômicos causados pelo uso de drogas psicotrópicas, além de adquirir informações científicas acerca da temática, refletir e trocar experiências com relação ao uso de álcool e outras drogas.  Os alunos também puderam elaborar propostas que ajudem no enfrentamento do uso de drogas psicotrópicas e elencar fatores de risco e de proteção frente às situações predisponentes, levando-os à desenvolver hábitos que os empoderem.
A atividade foi desenvolvida em dois momentos, sendo que no primeiro momento os alunos foram divididos em 6 pequenos gruposformados aleatoriamente, de acordo com critério de afinidade. Após divisão foi sorteado para cada grupo, por meio da caixa surpresa, um tipo de droga, a saber: álcool, tabaco, maconha, crack, cocaína e lança-perfume, com a qual os pequenos, discutiram questões relacionadas à mesma envolvendo aspectos: físicos, econômicos e sociais.

Após a discussão cada grupo foi até a frente da sala apresentar o que foi discutido acerca dos malefícios de cada droga dentro de cada aspecto.
No decorrer da apresentação, foram esclarecidas as dúvidas que por ventura surgiram. Além disto, as facilitadoras abordaram por meio de diálogo as questões foram levantadas pelos participantes.
Em um segundo momento foi solicitado que os alunos sentassem em círculo. Uma bexiga com um estudo de caso dentro foi passada enquanto uma música estava tocando. Quando a música parava de tocar o aluno que estivesse com a bexiga na mão iria estourá-la. O Aluno realizava a leitura do caso em voz alta e seria o responsável por iniciar a discussão, as facilitadoras contribuíram neste momento com questões norteadoras. Posteriormente foi solicitado que todos os alunos participem da reflexão do caso.
A avaliação se deu por meio da participação dos alunos no decorrer do desenvolvimento das atividades. Somado a isto foi entregue um instrumento avaliativo do tipo “carinha” a cada aluno, onde os mesmos avaliaram a contribuição da atividade para sua formação e o papel das facilitadoras durante a atividade.



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