Com o tema - Promoção da Saúde: prevenção do uso de álcool e outras drogas, a atividade teve como objetivo que os alunos pudessem compreender os malefícios do uso de álcool e outras drogas, para assim poderem adotar e aplicar atitudes que visem a prevenção do uso de álcool e outras drogas.
Foi oportunizado
aos alunos participantes reconhecer os malefícios físicos, sociais e econômicos
causados pelo uso de drogas psicotrópicas, além de adquirir informações
científicas acerca da temática, refletir e trocar experiências com relação ao
uso de álcool e outras drogas. Os alunos também puderam elaborar propostas que ajudem no enfrentamento
do uso de drogas psicotrópicas e elencar fatores de risco e de proteção frente
às situações predisponentes, levando-os à desenvolver hábitos que os empoderem.
A atividade foi desenvolvida em dois
momentos, sendo que no primeiro momento os alunos foram divididos em 6 pequenos
gruposformados aleatoriamente, de acordo com critério de afinidade. Após
divisão foi sorteado para cada grupo, por meio da caixa surpresa, um tipo de
droga, a saber: álcool, tabaco, maconha, crack, cocaína e lança-perfume, com a
qual os pequenos, discutiram questões relacionadas à mesma envolvendo aspectos:
físicos, econômicos e sociais.
Após a discussão cada grupo foi até a frente
da sala apresentar o que foi discutido acerca dos malefícios de cada droga
dentro de cada aspecto.
No decorrer da apresentação, foram esclarecidas
as dúvidas que por ventura surgiram. Além disto, as facilitadoras abordaram por
meio de diálogo as questões foram levantadas pelos participantes.
Em um segundo momento foi solicitado que os
alunos sentassem em círculo. Uma bexiga com um estudo de caso dentro foi
passada enquanto uma música estava tocando. Quando a música parava de tocar o
aluno que estivesse com a bexiga na mão iria estourá-la. O Aluno realizava a
leitura do caso em voz alta e seria o responsável por iniciar a discussão, as
facilitadoras contribuíram neste momento com questões norteadoras.
Posteriormente foi solicitado que todos os alunos participem da reflexão do
caso.
A avaliação se deu por meio da participação dos
alunos no decorrer do desenvolvimento das atividades. Somado a isto foi
entregue um instrumento avaliativo do tipo “carinha” a cada aluno, onde os
mesmos avaliaram a contribuição da atividade para sua formação e o papel das
facilitadoras durante a atividade.
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