O Painel da
Saúde tevecomo objetivo abordar temas que não foram trabalhados com os alunos
em sala de aula durante o período de realização do Estágio Supervisionado, mas
que são temas de interesse dos alunos da escola pública em questão e/ou que se
apresentam como necessidade a partir da convivência com
os alunos. Para construção dos temas abordados no Painel da Saúde, os alunos
(de todas as séries e anos do período da tarde) apresentaram suas curiosidades
ao decorrer do Estágio Supervisionado. As sugestões surgiram de diversas
formas, tais como abordagem direta dos alunos para com as estagiárias em qualquer
momento do estágio; de maneira escrita, a partir da passagem de uma caixa
surpresa nas salas de aula; ou até mesmo a partir de discussões que surgiram
durante a realização das atividades em sala de aula. O Painel da Saúde foi
confeccionado com materiais coloridos, como E.V.A, cartolinas, figuras, e
também trouxe as informações que são de necessidade do público, de maneira a
chamar a atenção dos leitores e responder às suas expectativas. Foi possível
realizar dois temas que foram confeccionados no Painel da Saúde: Câncer e
Violência de Gênero - Mulher. O primeiro tema (Câncer) ocorreu por sugestão dos
alunos, que expressaram sua curiosidade em relação ao tema ao ser passado uma
caixa surpresa nas salas de aula. As questões abordadas no Painel da Saúde em
relação a esse primeiro tema foram: O que é o Cancêr? Como surge? Quais são as
alterações ocorridas no organismo? Quais são os tipo de câncer existentes? Qual
é a prevalência e etiologia? Como se prevenir?. Já o segundo tema, Violência de
Gênero - Mulher, surgiu a partir da realização da atividade de Bullying que foi realizada com os alunos
das 8s séries, durante a qual houve a problematização - é normal o
homem bater na mulher? O painel com esse tema trouxe o contexto histórico da
violência de gênero com foco na mulher, a Lei Maria da Penha, desde suas
origens e finalidades, o ciclo da violência e também estratégias de prevenção.
A duração da exposição dos temas no Painel não teve data fixa estabelecida,
visto que foi priorizado as discussões que repercutiram após a divulgação do
mesmo entre alunos-estagiárias, aluno-aluno, alunos-professores e
professores/funcionários-estagiárias. Embora a ideia inicial do painel tenha
sido a abordagem aos alunos, percebemos que tal estratégia atingiu outros
membros da comunidade escolar, em especial funcionários e professores, o que
gerou discussões importantes que poderão ser abordados em sala de aula, de
maneira a favorecer a interdisciplinaridade no contexto escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário